Dicas para a boa manutenção de um Piano

Peça ao seu técnico para fazer regulação e harmonização sempre que o for afinar. Assim impedirá futuros problemas no seu piano.

Faça uma regulação completa do seu piano a cada 3 a 5 anos. Ficará surpreendido(a) por saber como o som do seu piano deveria ser durante os anos em que não fez regulação.

Não faça você as reparações no seu piano. Embora pareça fácil de reparar, um simples engano pode custar caro. Deixe o seu técnico de pianos fazer a reparação. Ele tem as ferramentas e o conhecimento necessário para o fazer corretamente.

Mantenha o piano longe dos aparelhos de aquecimento, radiadores, lareiras e aparelhos de ar condicionado. Sujeitar o piano a variações de temperatura e de humidade pode provocar danos. É uma boa ideia manter o piano longe de paredes exteriores em casas com pouca insolação. Evitar ter o seu piano em contacto direto com o sol – pode danificar os acabamentos exteriores, ou mesmo alterar a afinação. Use cortinas nas janelas.

Tente manter a temperatura e a humidade controlada, na medida dos possíveis, na sala onde tem o piano. Ao usar um higrómetro pode controlar as variações de temperatura e humidade.

As mudanças de estação, com as suas variações de humidade, são o pior inimigo do piano. O inchar e encolher da madeira afetam diretamente a regulação e a afinação do piano, enquanto que extremas variações podem mesmo levar a madeira a rachar e peças a descolar.

Os pianos são mais felizes com um nível de humidade relativa entre os 40 a 60 por cento. Tenha em consideração adquirir um desumidificador para colocar na sala onde estiver o piano, existem mesmo desumidificadores especiais que se colocam no interior do piano. Pergunte ao seu técnico.

Manter plantas, vasos, bebidas, ou qualquer coisa com líquidos longe do piano. A condensação pode arruinar o revestimento, e o derramamento dos líquidos no mecanismo interno pode resultar em danos irreversíveis.

Nunca colocar objetos no seu piano sem um pano ou um feltro macio para impedir riscos no revestimento dos tampos.

Não usar polidor de móveis para limpar o seu piano. Pode danificar o revestimento se usado com frequência. O silicone e os óleos atuais podem mesmo contaminar a madeira, apesar do que as etiquetas podem dizer.

Limpar o pó primeiro com uma escova de penas (o pó é um abrasivo, se limpar diretamente com o pó pode causar riscos), a seguir passe com um pano de algodão macio limpando no sentido do grão. E depois então limpar com um pano seco similar.

Faça o mesmo para limpar as teclas pretas e brancas, mas use panos diferentes. Não use produtos de limpeza!

Se o seu piano precisar de uma limpeza e lustro mais profundo, existem produtos próprios para o piano, consulte o seu técnico que lhe indicará os melhores produtos.