Vender um Piano

Colocar um anúncio

Os anúncios na Internet podem ser os mais eficazes:

  • Geralmente sem custos
  • Pode escrever uma descrição detalhada
  • Podem ter uma audiência muito grande
  • Pode incluir uma imagem do seu piano


As pessoas que veem este tipo de anúncios estão a olhar especificamente para pianos sem ter que ver outros tipos de mercadoria na parte de classificados de um jornal.
Pode optar por um anúncio do seu piano no jornal diário ou semanário, jornal local, etc. Às vezes também aparecem anúncios de pessoas que querem comprar pianos.

Outra alternativa será afixar cartazes com o piano e números de telefone de contacto nas lojas, cafés, escolas, nas bibliotecas ou em qualquer lugar público onde as pessoas possam ver o seu anúncio.

Esteja preparado para responder a perguntas dos interessados, como: Que marca é? Qual o tamanho? Qual a sua condição/estado? Idade? Quando foi afinado pela última vez? Que arranjo é que precisa?

Contactar um técnico de pianos

Alguns técnicos de pianos podem ter interesse em comprar determinado tipo de pianos que possam recuperar para vender. No entanto, são geralmente muito particulares os tipos de pianos que estão interessados em comprar. Outros técnicos podem oferecer um negócio do tipo “à consignação”, através da ajuda da sua rede de contactos com uma taxa específica ou uma percentagem de referência do preço de venda. O piano poderá ficar na sua casa para visita, ou noutros casos ser levado para a loja do técnico onde pode ser visto com outros pianos.


Tente uma loja de pianos novos ou usados

A maioria das lojas especializadas oferecem trocas se vender o seu piano com a intenção de comprar um. No entanto, conseguirá sempre um preço mais elevado vendendo a particulares.

Pode também tentar vender o seu piano em casas de antiguidades.


Telefone para uma empresa de transporte de pianos

Este é um último recurso se todos os outros falharem. Muitas empresas de mudanças comprarão pianos usados, mas não espere ganhar muito com o piano. Mas se está a tentar ver-se livre dele, pelo menos não cobrarão para o retirar de sua casa, e pode receber algum dinheiro adicionalmente.


Quanto devo pedir pelo meu piano?

Vender o seu piano a um particular é a melhor possibilidade em conseguir o preço mais elevado.

Para encontrar o atual valor de mercado do seu piano pode mandar um técnico de pianos executar uma avaliação detalhada. Esta é a maneira mais exata de determinar o valor de um piano, porque depende da idade dele, da condição da parte exterior, da estrutura e das peças internas, e as condições de mercado na sua área. O custo para uma avaliação pode variar de 50 a 150 €.


Dicas


Mande afinar o piano e certifique-se que tudo funciona razoavelmente antes de pôr um anúncio

Este é um pormenor que a maioria das pessoas negligenciam. Você pode pensar: por que devo eu pagar para ter o piano afinado e/ou regulado se tiver que ser afinado/regulado depois do transporte?

A maioria das pessoas que compra um piano usado sabe tão pouco sobre os seus aspetos técnicos, que quando encontram um instrumento que esteja desafinado ou tem algumas teclas que não trabalham corretamente, não sabem se é ou não um problema maior ou menor, ou como o piano soará depois de afinado. Os potenciais compradores rejeitarão frequentemente um piano perfeitamente bom por causa de problemas relativamente insignificantes.

Se pelo menos afinar o piano – e melhor, também fazendo pequenas reparações antes de vendê-lo, você eliminará todos os problemas que possam distrair um comprador. Os proprietários de pianos que fazem isto vendem sempre o seu piano mais rapidamente e por um preço mais elevado do que aqueles que não o fazem, recuperando facilmente as despesas de afinar e de reparações menores efetuadas.

Estar preparado para responder a perguntas sobre o seu piano

Que marca é ele? Qual o seu tamanho? Em que condições está? Que idade tem? Quando foi feita a última afinação? Que trabalhos necessitam de ser feitos no piano, se é que precisa? Sabe a história desse piano? Onde foi comprado? Foi transportado para algum sítio? O piano tem alguma particularidade ou história especial no seu passado?

A maior parte das pessoas têm reações emocionais com os pianos, e amam ouvir tantos detalhes quanto possíveis. A sua sabedoria e confiança atrairão potenciais compradores quando respondem ao seu anúncio, e quanto mais eles souberem sobre o piano, mais se tornarão interessados nele.

Vêem extras com o piano?

O banco? Protetores para as rodas que protegem os soalhos? Partituras que você nunca usará? Talvez um metrónomo que já não precise?

Estes extras podem ajudar a vender o piano, e você pode ajustar o preço de acordo com eles.


Mostrar o piano num ambiente agradável


Apresentação

  • ⦿ Espanar, limpar e lustrar o piano e as suas teclas
  • ⦿ Remover todos os objetos de cima do piano (o comprador pode desejar ver por dentro e o acesso é por cima)
  • ⦿ Certifique-se que há luz suficiente para que assim o comprador possa inspecionar a condição do piano, e conseguir ter luz suficiente para tocar
  • ⦿ Tentar fazer o quarto onde o piano está tão atrativo quanto possível. Se o ambiente do quarto não combinar completamente com a beleza e a qualidade do piano, muitos compradores podem não se convencer do elevado preço de venda deste

Conforto

  • ⦿ Deixe um espaço amplo em torno do piano para que o comprador possa ter bastante espaço para puxar o banco para traz, sentar-se e tocar ou ver a parte de trás do piano sem nenhum impedimento
  • ⦿ Ter o quarto com uma temperatura confortável. Um piano num quarto que esteja demasiado quente ou demasiado frio fará não só com que o comprador se sinta incómodo, como também fazer-lhes imaginar se o piano foi sujeito a grandes variações de temperatura e de humidade (o pior inimigo do piano)

Privacidade e Silêncio

  • ⦿ O comprador está concentrando, e necessita ouvir o som do piano e focar-se nos detalhes no processo de tomada de decisão. Crianças a brincar, cães a ladrar, televisões ou rádios com o volume muito alto, ou qualquer outro ruído devem ser inexistentes
  • ⦿ Após ter respondido às perguntas do comprador, pergunte se quer ficar sozinho por algum tempo para que possa tocar piano e pensar sem uma audiência. Dê-lhe tempo e deixe que ele o chame quando estiver pronto com uma decisão

O seu preço é realístico?

Se você seguir todas as dicas acima descritas e ainda assim não conseguir atrair um comprador, talvez o preço que está a pedir esteja bastante fora do valor de mercado. Embora possa ter pago bastante por ele, os pianos desvalorizam. E infelizmente, o valor sentimental que você lhe uniu pode não significar nada ao potencial comprador.

Mais uma vez, se você necessitar de ajuda para determinar o valor de mercado atual do seu piano, chame um técnico de pianos para o inspecionar e para lhe dar uma avaliação detalhada (50 a 150 €).